É muito comum hoje em dia pessoa com o desejo e a pressa de ver melhores resultados na balança e no corpo apelarem a formas de emagrecimento mais rápido.
Mas esses “atalhos” podem acarretar em problemas na saúde e até mesmo na falta de ânimo assim fazendo desistir do sonho de emagrecer. Hoje você vai ver os 7 erros na dieta que impedem qualquer pessoa de emagrecer e eu tenho certeza que o 7 a maioria comete, vamos lá…
1 – Eliminar os carboidratos
Primeiramente é muito comum a ideia totalmente negativa a respeito dos carboidratos. Eles são considerados verdadeiros vilões para quem deseja emagrecer, são geralmente eliminados das dietas e planos alimentares logo de cara pela maioria.
Mas os carboidratos são a fonte de energia mais eficiente para manter nosso organismo. São os carboidratos que fornecem combustível aos músculos. Com isso precisando estar presente em 2 das 3 principais refeições do dia, sendo realmente essenciais na alimentação.
Mas o que você precisa saber de verdade é que para engordar é necessário excesso da ingestão de carboidratos e a preferência por carboidratos simples. Como as massas de macarrão e pães sem fibra.
Fazer uma troca no consumo desses alimentos por raízes como batata doce, inhame, macaxeira e alimentos mais ricos nutricionalmente como cuscuz, tapioca é o ideal e mais certo a se fazer.
2 – Dietas restritivas demais
Quem nunca resolveu parar de comer TUDO com a esperança de emagrecer rápido e em pouco tempo? Acho que a maioria das pessoas já apostaram em dietas extremamente restritivas, com a falsa ideia de um resultado rápido e direto.
Mas o que a maioria das pessoas não sabem e que para emagrecer rápido de verdade é necessário ter uma alimentação balanceada e equilibrada, apostando em alimentos naturais e mais ricos nutricionalmente.
Essas dietas muito restritas não funcionam muito a longo prazo, e acabam no famoso “efeito sanfona”, que nada mais é que a condição que você acaba engordando todos aqueles quilos perdidos após o encerramento daquele período de restrição.
Eu realmente te indico que pare agora com a dieta restritiva e aposte em uma reeducação alimentar, em comer com qualidade.
3 – Pular refeições
Aquela moda do jejum intermitente tem levado muitas pessoas a passarem horas sem comer, pulando as principais refeições do dia, o que está extremamente errado.
E neste momento ideia de que comer menos emagrece novamente é usada da maneira errada. Passar muitas horas sem comer diminui a quantidade de energia e nutrientes corporal, deixando o metabolismo mais lento
Com isso como consequência não tem energia suficiente para se manter, o seu corpo começa a usar a segunda maior fonte: as proteínas. Pois se ainda não sabe as gorduras são a última opção que o organismo usa. Devido a complexidade da molécula para ser quebrada e transformada em energia.
Então no caso, você pode estar perdendo peso, mas tenha a certeza não é aquela gordura indesejada que você tanto quer eliminar, são seus músculos que estão indo embora.
Além de atrapalhar no seu funcionamento correto do intestino, prejudicar o seu estômago e estressar seu corpo pela falta da energia necessária, começará a armazenar mais e mais reservas – ou seja as gorduras – para suprir os períodos de jejum.
4 – Dormir com fome
Você já deve ter ido dormir sem se alimentar alguma vez. Por outro lado saiba a última refeição do dia, é extremamente importante para a manutenção do metabolismo acelerado.
Ainda que tenha jantado, se sentir uma fome antes de dormir o mais correto a se fazer é que se alimente para sanar essa necessidade. Como tomar um chá, por exemplo, ou um suco, são opções excelentes para fechar com chave de ouro o seu dia.
Por outro lado você além de prejudicar o sono. Levando você a se acordar diversas vezes a noite, e ainda aumenta as chances do exageros no café-da-manhã e demais refeições devido o aumento da fome.
5 – fazer uso de medicação para emagrecer
Ao mesmo tempo esse é um dos mais sérios e perigosos que e a automedicação para emagrecer existe um imenso perigo ao realizar a automedicação.