Primeiramente para emagrecer rápido, devem ser ingeridas menos calorias, fazer uma dieta equilibrada e realizar exercício físico para queimar a gordura acumulada. Porém existem muitas pessoas, que mesmo adotando estas medidas, têm dificuldade para emagrecer e, nestes casos, um bom conselho é ir no endocrinologista para confirmar se não se trata de problemas na tireóides ou alterações metabólicas que dificultam o emagrecimento.
Se você tem dificuldades em saber exatamente o que é preciso fazer para emagrecer rápido, e acabar com barriga de vez, hoje vou revelar a forma mais eficaz de emagrecer e ter o corpo que você sempre quis, e essa forma se chama déficit calórico, que nada mais é que ingerir menos calorias que seu corpo consome. Se você entender isso é super provável que consiga eliminar de 2 a 3 kg por mês sem muitas dificuldades.
-
DEFICIT CALÓRIC
Quando se fala em emagrecimento, é muito comum ouvirmos termos como balanço energético negativo, déficit calórico ou restrição calórica. Porém, restam muitas dúvidas de como, na prática, essas restrições podem ser usadas para, de fato, acontecer a perda de peso.
Entre infinitas possibilidades e estratégias alimentares para emagrecer rápido, o caminho é um só, independentemente da dieta que se faça: restrição calórica. Ou seja, para perder gordura e “secar” o corpo, você precisa ter um gasto energético mais elevado do que a ingestão calórica ao final do dia. É isso que promove tal balanço energético negativo.
É muito simples, se você ingere diariamente aproximadamente 2.500 calorias no total das suas refeições, sendo que suas necessidades diárias ficam em torno de 2 mil calorias e você ainda leva uma vida sedentária e não promove um gasto calórico no seu metabolismo, o excedente de 500 calorias vai se acumular em forma de gordura no seu corpo!
Porém, se você ingeriu as mesmas 2.500 calorias, mas, praticou atividade física que lhe rendeu a perda de 800 calorias naquele dia, você ficou com um total de 1.700 calorias para uma necessidade diária de 2 mil, isto é, você ficou em um déficit calórico de 300 calorias e é aí que você começa a entrar no processo de queima de gordura corporal!
Se isso for feito diariamente, em um mês você pode perder entre 2 a 4 quilos, desde já digo dependendo de diferentes fatores e de pessoa para pessoa.
eu sei que você deve estar se perguntando. Mas, como eu sei quantas calorias eu preciso consumir por dia? Você precisa passar em uma consulta com um nutricionista, esse profissional vai calcular suas necessidades calóricas por dia e orientar qual deverá ser seu déficit calórico.
-
Como calcular o consumo de calorias?
Antes de mais nada estamos falando de estimativas que podem não funcionar para casos individuais. Para uma perda de peso eficaz é necessário um acompanhamento profissional, seja de um nutricionista ou de um médico endocrinologista.
De antemão não se assuste com o tamanho das fórmulas. Apesar de grandes, elas requerem apenas operações aritméticas simples, como multiplicar, somar e subtrair. Ao final, vamos voltar a dar um exemplo para facilitar o entendimento. Se você tem horror de fazer cálculos, mais à frente iremos fornecer uma calculadora para facilitar o processo.
Para saber o quantas calorias você precisa ingerir por dia, o primeiro passo é calcular o gasto energético basal, que pode ser feito através das seguintes equações:
- Homens= (13,75 x peso em quilos) + (5 x altura em centímetros) – (6.76 x idade em anos) + 66.5.
- Mulheres= (9.56 x peso em quilos) + (1.85 x altura em centímetros) – (4.68 x idade em anos) + 665.
O resultado obtido acima fornece a Taxa Metabólica Basal, ou seja, o quanto o seu organismo gasta de energia para manter as atividades vitais básicas para o seu funcionamento. Para obtermos o gasto energético real é preciso levar em conta a quantidade e a frequência de atividades físicas que o indivíduo tem durante o dia. Portanto, após calcular o seu gasto energético basal você deve multiplicá-lo pelo fator de atividade:
Se você é:
- sedentário (pouco ou nenhum exercício), multiplique a TMB por 1.2
- levemente ativo (exercício leve 1 a 3 dias por semana), multiplique a TMB por 1.375.
- moderadamente ativo (pratica esportes 3 a 5 dias por semana), multiplique a TMB por 1.55.
- muito ativo (exercícios intensos de 5 a 6 dias por semana), multiplique a TMB por 1.725.
- extremamente ativo (exercícios intensos diariamente ou até 2 vezes por dia), multiplique a TMB por 1.9
Exemplo: Mulher de 35 anos, 95 quilos, 1.65 metros (165 centímetros) e sedentária.
Cálculo da TMB = (9.56 x 95) + (1.85 x 165) – (4,68 x 35) + 665 ⇒ (908.2) + (305.25) – (163.8) + 665 ⇒ 1714.65 kcal por dia.
Cálculo do gasto energético real = 1714.65 x 1,2 ⇒ 2057.58 kcal por dia
Logo, se esta paciente deseja manter o seu peso sem alterações, ela precisa ingerir cerca de 2057.58 calorias por dia. Caso ela queira perder cerca de 0,5 kg por semana, ela precisa ingerir diariamente 500 calorias a menos que o seu gasto energético basal, o que significa uma ingestão de cerca de 1557.58 kcal por dia.
Para perder 1 quilo por semana, o consumo de calorias deveria ser restrito a 1057.58 kcal por dia.
Desde já, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia. Restrição de calorias entre 800 e 1200 kcal até podem ser feitas ocasionalmente, mas só sob rigoroso acompanhamento médico e nutricional. Menos que isso é pouco efetivo se você busca emagrecer rápido e ainda pode ser danoso ao organismo.
Veja também: Os 7 erros graves ao tentar emagrecer