Se você é o tipo de pessoa que sonha em alcançar o peso ideal mas tem aquela dúvida na hora de começar, eu entendo que em meio a vários modelos de dieta para emagrecer por ai, é normal se sentir pouco perdida no que seguir. Mas isso não será mais problemas para você que busca soluções e dietas para emagrecer.
Neste artigo eu separo as TOP 5 dietas para emagrecer se você está disposta a começar emagrecer de vez, primeiramente leia todas os tipos de dieta que citei aqui a você e depois escolha qual vai querer seguir. Aqui listo para você as principais dietas mais seguidas da atualidade e também te falo quais são os benefícios de cada uma, então vamos lá.
Dieta lowcarb:
Primeiramente vale dizer que o raciocínio é o de tirar as maiores fontes de calorias do prato. E os carboidratos são os macronutrientes que mais consumimos todos os dias. No final das contas, a lowcarb favorece o emagrecimento porque diminui a quantidade e melhora a qualidade dos carboidratos ingeridos.
Como funciona a dieta lowcarb
Em uma alimentação regular, entre 50 e 60% das calorias diárias vêm dos carboidratos. Na dieta low carb, são 40% ou menos. A regra é priorizar os carboidratos integrais, como os do arroz integral, e reduzir os refinados, como arroz branco, massas brancas, doces, refrigerantes e alimentos processados. Esse segundo grupo é o mais ligado ao ganho de peso.
Se há exagero, especialmente no consumo dos refinados, a energia extra fornecida pela glicose é armazenada pelo corpo em forma de células de gordura. Despidos de fibras e outros nutrientes, a digestão deles é mais fácil, e a glicose é liberada rapidamente na corrente sanguínea. Esses picos favorecem o acúmulo de gordura.
Além dos carboidratos corretos, gorduras e proteínas entram na conta. Os valores variam individualmente, mas geralmente a gordura responde por 30% da ingestão calórica diária e as proteínas pelos cerca de 30% restantes, dependendo da quantidade de carboidratos inclusa no plano.
Para esses dois macronutrientes, valem as recomendações para a população geral: preferir carnes magras, incluir proteínas vegetais e fontes de gorduras boas, assim como reduzir as saturadas.
Benefícios para a saúde
Seguir uma dieta Low Carb pode trazer vários benefícios para a saúde como:
- Conferir maior saciedade, pois o aumento no consumo de proteínas e gorduras afasta a fome por mais tempo;
- Regular e controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, assim como aumentar o colesterol bom HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
- Ajudar a controlar a diabetes por regular o nível de açúcar no sangue;
- Melhorar o funcionamento do intestino, por conter mais alimentos ricos em fibras;
- Favorecer a perda de peso, devido à redução de calorias, aumento da quantidade de fibras e controlo da glicemia;
- Combater a retenção de líquidos, por estimular a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos acumulado no corpo.
Dieta cetogênica
E se a melhor forma de emagrecer fosse consumir mais gorduras e proteínas, e menos carboidratos? É o que defende a dieta cetogênica, que, de acordo com um artigo publicado recentemente no periódico científico Harvard Health Publications, promete ser mais eficiente na perda de peso, segundo informações da rede britânica BBC.
O regime inclui alimentos ricos em gorduras e proteínas, como carnes, peixes, ovos, queijos, nozes, sementes e verduras fibrosas e funciona da seguinte maneira: sem os carboidratos como fonte de energia, o corpo passa a utilizar a gordura armazenada em moléculas, os corpos cetônicos – que dão nome à dieta – , para se manter.
Benefícios da dieta cetogênica
Inibe o apetite, uma das principais queixas daqueles que estão fazendo dieta é com relação ao constante sentimento de fome. Isso abre brechas para que você consuma muitos snacks durante o dia, o que invés de ser saudável pode acabar arruinando sua dieta;
Uma dieta para emagrecer rica em gordura te dá aquela sensação boa de saciedade, levando a um melhor controle do apetite e, portanto, a uma maior perda de peso. Isso está diretamente relacionado à redução de carboidratos e aumento das proteínas e gorduras ingeridas na dieta;
As dietas cetogênicas certamente têm alguns efeitos positivos sobre sua saúde e vão muito além reduzir sua porcentagem de gordura corporal. Tudo isso, claro, apenas se realizada corretamente e com a supervisão de um nutricionista;
Diminui os sintomas da síndrome metabólica;
Reduz a pressão arterial;
Dieta detox
A Dieta Detox baseia-se no consumo de frutas, hortaliças, água e suchás, misturas de sucos e chás. Seus seguidores acreditam que o consumo destes alimentos ajuda no funcionamento dos rins e fígado e com isso promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo. Recomendada para eliminar as toxinas adquiridas durante períodos de festas e eventos que geralmente excessos cometidos devido ao elevado consumo de bebidas alcoólicas.Tempo de dieta detox: Pode variar de 1 a 2 dias, período em que somente líquidos são permitidos, ou até mesmo se estender por 1 semana.
Cardápio sugerido:
Para no máximo 2 dias, a dieta detox prioriza o consumo exclusivo de líquidos, como sopas, sucos e chás que possuem efeito diurético e consequentemente favorecem a eliminação de toxinas através da urina. Ao seguir a dieta por 3 dias ou mais, recomenda-se a inclusão de alimentos sólidos como leite ou iogurte desnatado, filé de frango, peixe, frutas, legumes e verduras.
Benefícios da dieta detox
Efeito desse tipo de dieta para emagrecer da para sentir em uma ou duas semanas, incentivando uma mudança de hábitos bastante benéfica. A pessoa vai perceber a diminuição do inchaço do corpo, melhora no humor, maior disposição física, melhor digestão, pois os alimentos são hipocalóricos. Vale lembrar que a dieta desintoxicante é extremamente radical, sendo difícil de ser seguida. Por isso, antes de iniciar, reflita: você está disposto a mudar completamente sua alimentação?
Dieta paleolítica:
A dieta paleolítica, também conhecida como dieta paleo, é um tipo de alimentação cujos fundamentos se baseiam nos regimes alimentares que nossos ancestrais realizavam na idade das pedras, que se baseava na caça, de modo que 19 a 35% da dieta é composta por proteínas, 22 a 40% de carboidratos e 28 a 47% de gorduras.
Essa dieta é uma opção para as pessoas que desejam baixar o peso ou controlar melhor os níveis de açúcar no sangue, realizando algumas modificações no seu estilo de vida. Esta alimentação baseada principalmente no consumo de alimentos frescos e naturais, evita alimentos processos e sendo rica em fontes de gordura saudáveis.
Vale mencionar que este tipo de dieta para emagrecer não é para todas as pessoas, sendo importante consultar o nutricionista para que seja feita uma avaliação individualizada e seja indicado um plano nutricional adaptado às suas necessidades e às suas condições de saúde.
Beneficios da dieta paleo:
Ela é rica em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Oferece uma grande quantidade de óleos poli-insaturados essenciais (ômega 3). Promove saciedade pelo consumo de gorduras, como abacate, amêndoas, óleo de coco, azeite, castanhas. Pode ajudar na perda de peso e na disposição, melhorar os níveis de triglicerídeos e glicemia, além de possuir um baixo consumo de sal.
Dieta mediterranea:
Também chamada de dieta do mediterrâneo, baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, sendo necessário evitar produtos industrializados como salsicha, comida congelada e bolos em pó.
Além disso é uma dieta para emagrecer que na verdade se trata de um tipo de alimentação que ajuda a mudar o estilo de vida, e nem sempre precisa ser com poucas calorias para ajudar a emagrecer, ou seja ela naturalmente melhora o metabolismo.
Beneficios da dieta mediterranea:
Não é somente uma dieta de perda de peso, é estilo de vida, normalmente presentes nos países à volta do mar mediterrâneo. Seus principais benefícios para saúde são:
Menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas;
Protege o corpo da aterosclerose e da trombose;
Tem mais nutrientes do que os alimentos industrializados, fornecendo mais nutrientes ao corpo;
É bom para o paladar das crianças, fazendo com que seja mais fácil que elas comam legumes, verduras e saladas.
Veja também: Como perder barriga em casa com 5 exercícios